Páginas

30/10/06
















ÁLBUM DE FAMÍLIA. Led Zeppelin - "II" (1969)
Formados à pressa pelo guitarrista Jimmy Page com o simples propósito de cumprir com os concertos que tinha agendado em nome dos extintos Yardbirds, a sua banda anterior, poucos adivinhariam a influência que a sua nova banda teria nos anos seguintes... A exemplo dos Stones, Animals, Cream (do também ex-guitarrista dos Yardbirds Eric Clapton) e obviamente Jimi Hendrix, Page pegava na tradição dos bluesmen norte-americanos e adicionava-lhes distorção e, com o crescer de confiança enquanto compositor, estruturas mais elaboradas no formato das suas canções. Gravado num curto espaço de tempo, o segundo esforço colectivo de Page, Robert Plant (voz), John Paul Jones (baixo) e John Bonham (bateria) reunia velhos standards de blues e originais testados ao vivo nas duas primeiras tournées americanas, deixando espaço para momentos de destreza instrumental como o solo de bateria em "Moby Dick". Cada volume da saga Led Zep marcava uma evolução, mas ao segundo disco atingiam um equilíbrio entre a simplicidade e o esbater das fronteiras da sua música que fez com que ainda hoje sejam uma das bandas mais fotocopiadas da história do rock.
Com Tiago Castro. Quarta 14.00 / Domingo 12.00

10 comentários:

Anónimo disse...

Led Zeppelin é daquelas bandas incontornáveis do rock sobre a qual é difícil dizer mais do que já foi dito. Os 4 primeiros discos são marcantes (cada um à sua maneira), e o que fizeram depois, apesar de ter menos brilho, nunca abandonou completamente a procura de novos caminhos.

Quanto às (foto)cópias: lembro-me de uma que não é muito abonatória para a história da música: chamavam-se Scorpions e não bastando imitarem a (inimitável) voz de Robert Plant, foram de um mau gosto inacreditável.

Mário Gonçalves

Anónimo disse...

Já repararam no anuncio da TMN? Fotocópia da Wake up! uma mete-nojice indignante!

Unknown disse...

O gajo dos scorpions imitava o Plant?
não é possível!não me parece.
Sobre o mau gosto, concordo plenamente!

Anónimo disse...

A melhor banda de rock a par de Pink Floyd...digo eu...

Anónimo disse...

Que me lembre a cópia mais óbvia aos Led Zeppelin foi uma banda americana chamada Kingdom Come.

Anónimo disse...

Caros,

A minha afirmação requer um esclarecimento:
Usei (de propósito) o termo fotocópia aproveitando a deixa do que estava escrito no post original, que na minha interpretação pessoal entendi ser usado com um significado abrangente que inclui as naturais influências que bandas marcantes, como o foram os Led Zeppelin, tiveram nos mais diversos grupos, e isto para o melhor e para o pior (nem todos os alunos são bons, e os brilhantes são raros). Mas não resisti em referir os Scorpions como um mau exemplo de assimilação de referências, já que o referido grupo grangeou de uma grande popularidade no tempo em que eu andava no liceu (facto que me causava alguma irritação). Não pretendo sugerir que os Scorpions sejam uma cópia (no sentido estrito) dos Led Zeppelin (não têm nível para tanto), porque aí o termo mais adequado sería o de uma caricatura grotesca e patética, mas as referências que tentaram incorporar são claras (incluindo o vocalista).

Mário Gonçalves

Anónimo disse...

Led Zeppelin é uma das minhas bandas de culto, é...completa.

Ainda bem que a radar vai passar um album deles, mas talvez tivesse sido melhor o Led Zeppelin IV...ou então o The Song Remains The Same, o mitico album ao vivo deles no Madison Square Garden

Anónimo disse...

Caro spetznatz,

Concordo inteiramente consigo. São dois discos fabulosos...

Acabo de ouvir o programa do Tiago Castro (rara ocasião à quarta, mas o feriado ajudou), e pela voz do próprio parece anunciar-se nova incursão com Led Zeppelin IV.

Mário Gonçalves

Argonauta argo disse...

Os White Stripes às vezes dão-me um cheirinho dos saudosos Led Zeppelin.

Anónimo disse...

Por favor, eu tenho 18 anos, tratem-me por TU ! :)

LedZep vive !