Páginas

07/01/07

















ÁLBUM DE FAMÍLIA. Serge Gainsbourg - "Initials B.B." (1968).
O fascínio pela cultura americana e o amor desenfrado por onomatopeias enchiam de cores intensas este 7º trabalho (sem contar com bandas-sonoras) de Gainsbourg, fazendo com que acabe por ser talvez o disco mais "pastilha-elástica" e pop de toda a sua longa e brilhante carreira, repleta de altos e baixos. Vislumbra-se também uma clara aproximação musical aos caminhos traçados pelo rock dos Beatles, The Who ou Beach Boys.
No entanto, um amor brilhava bem mais alto que todos os outros e estimularia o processo criativo como nenhuma outra ferramenta de composição disponível: a sua Musa, Brigitte Bardot, de quem era amante e que, com o seu papel predominante aqui (dando mesmo título ao disco) e mais tarde no histórico dueto "Je T'aime Mois Non Plus" (regravado depois com Jane Birkin) viria a alterar por completo a mente e sexualidade de Serge.

1. "Initials B.B."
2. "Comic Strip"
3. "Bloody Jack"
4. "Docteur Jeckyll Et Monsieur Hyde"
5. "Torrey Canyon"
6. "Shu Ba Du Ba Loo Ba"
7. "Ford Mustang"
8. "Bonnie And Clyde"
9. "Black And White"
10. "Qui Est "In" Et Qui Est "Out""
11. "Hold-Up"
12. "Marilu"

Com Tiago Castro
Quarta 14.00 / Domingo 12.00

4 comentários:

Anónimo disse...

Grande, grande disco.
.
http://toxicidades.blogspot.com

Anónimo disse...

que bom.

Anónimo disse...

O que conheço de Serge Gainsbourg é muito disperso, mas ultimamente (na realidade, já desde que Mick Harvey publicou um primeiro disco com versões suas) o que não falta é gente a adaptar muitas das suas belas canções, às vezes com sucesso, outras nem por isso. Seguramente uma excelente escolha para descobrir o Original.

Mário Gonçalves

Anónimo disse...

Dave Gahan numa entrevista, respondendo à pergunta "Qual o músico francês seu preferido?", disse, que aí tinha que ser Serge Gainsbourg.

Sem dúvida um nome maior da música francesa!