Páginas

24/09/07

E O VENCEDOR É... "OK COMPUTER"

















Foi esmagadora a vitória do 3º disco da banda de Oxford sobre os seus adversários. Será assim, como mandam as regras e os votos, "OK Computer" o ÁLBUM DE FAMÍLIA desta semana (Quarta 14.00 / Domingo 12.00), recebendo honras de repetição. Depois terá início a 3ª série com "Curtains" dos Tindersticks, vencedores após sorteio realizado esta tarde para desempate das sugestões mais mencionadas. Obrigado a todos os eleitores apaixonados que se deslocaram até esta nossa modesta urna digital e parabéns aos Radiohead, Tindersticks e também Phil Spector que, apesar dos zero pontos, permanecerá para sempre nos nossos corações!

1º. Radiohead - "OK Computer" (1997) *1350 pontos*
2º. Arcade Fire - "Funeral" (2004) *918 pontos*
3º. Joy Division - "Unknown Pleasures" (1978) *688 pontos*
4º. Portishead - "Dummy" (1994) *556 pontos*
5º. David Bowie - "Ziggy Stardust" (1972) *456 pontos*
6º. The Clash - "London Calling" (1979) *360 pontos*
7º. The Doors - "The Doors" (1967) *346 pontos*
8º. Sonic Youth - "Daydream Nation" (1988) *314 pontos*
9º. The Beatles - "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967) *284 pontos*
10º. Led Zeppelin - "II" (1969) *256 pontos*
11º. Nick Cave & The Bad Seeds - "Murder Ballads" (1996) *252 pontos*
12º. The Sound - "From The Lion's Mouth" (1981) *250 pontos*
13º. Morphine - "Cure For Pain" (1993) *246 pontos*
14º. Cocteau Twins - "Treasure" (1984) *232 pontos*
15º. Nirvana - "In Utero" (1993) *232 pontos*
16º. Smashing Pumpkins - "Siamese Dream" (1993) *230 pontos*
17º. Leonard Cohen - "Songs Of Love And Hate" (1971) *228 pontos*
18º. The Cure - "Three Imaginary Boys" (1979) *200 pontos*
19º. Chico Buarque - "Construção" (1971) *180 pontos*
20º. Nina Simone - "Wild Is The Wind" (1966) *178 pontos*
21º. Pulp - "Different Class" (1995) *160 pontos*
22º. Tom Waits - "Small Change" (1974) *160 pontos*
23º. Rufus Wainwright - "Poses" (2001) *156 pontos*
24º. Marvin Gaye - "What's Going On" (1972) *138 pontos*
25º. PJ Harvey - "Dry" (1991) *138 pontos*
26º. Lou Reed - "Transformer" (1972) *124 pontos*
27º. GNR - "Psicopátria" (1986) *122 pontos*
28º. Sex Pistols - "Nevermind The Bollocks" (1977) *104 pontos*
29º. Soundgarden - "Superunknown" (1994) *102 pontos*
30º. Mler Ife Dada - "Coisas Que Fascinam" (1987) *98 pontos*
31º. Love - "Forever Changes" (1967) *96 pontos*
32º. Red Hot Chili Peppers - "Blood Sugar Sex Magik" (1991) *86 pontos*
33º. The White Stripes - "White Blood Cells" (2001) *82 pontos*
34º. Tim Buckley - "Goodbye And Hello" (1967) *78 pontos*
35º. REM - "Murmur" (1983) *72 pontos*
36º. U2 - "War" (1983) *72 pontos*
37º. Neu! - "Neu!" (1972) *70 pontos*
38º. Johnny Cash - "At Folsom Prison" (1968) *68 pontos*
39º. Jane´s Addiction - "Ritual De Lo Habitual" (1990) *52 pontos*
40º. Philip Glass - "Songs From Liquid Days" (1985) *50 pontos*
41º. Pop Dell'Arte - "Free Pop" (1987) *48 pontos*
42º. Devo - "Q: Are We Not Men? A: We Are Devo" (1978) *46 pontos*
43º. Nico - "Chelsea Girl" (1967) *44 pontos*
44º. Serge Gainsbourg - "Initials BB" (1968) *36 pontos*
45º. Prince - "1999" (1983) *36 pontos*
46º. Specials - "Specials" (1979) *28 pontos*
47º. Roxy Music - "Roxy Music" (1972) *24 pontos*
48º. The Mothers Of Invention - "Freak Out!" (1966) *24 pontos*
49º. Spiritualized - "Ladies And Gentlemen We Are Floating In Space" (1997) *18 pontos*
50º. Phil Spector - "A Christmas Gift For You" (1964) *0 pontos*

59 comentários:

Marta Lopes Peres disse...

YES!
HURRAY FOR OK COMPUTER AND FUNERAL!

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Anónimo disse...

realmente dá vontade de rir ou será que dá vontade de chorar?

Anónimo disse...

Acho sempre piada aos indivíduos que riem ou choram quando já está tudo decidido e quase que aposto que são esses mesmos a não votar.
Em muitos aspectos, fazem lembrar o que se passa nas eleições a sério, as que elegem políticos a sério: queixam-se muito, mas raramente fazem algo que mude as coisas...
Aqui todos tiveram a oportunidade de votar (e variadas vezes quando na vida real só temos direito a 1 voto) e bem sei que são apenas discos (coisa de pouca importância num país de pouca cultura musical), mas não será sintomático de como algumas cabeças funcionam?
Bem...
Hurrah para os vencedores!
Mas principalmente Joy Division (o meu #1)!

Unknown disse...

Sugiro que na próxima emissão do "Album de Família" que será dedicada ao "Curtains" possam incluir como bónus a faixa "A Marriage Made In Heaven" (dueto entre Sturt Staples e Isabella Rossellini) que está disponível na edição especial de "Curtains"
Pedro Henriques

Anónimo disse...

Para mim é uma desilusão nao estar nesta lista albuns como dog man star, holy bible e grace

Anónimo disse...

Aceita-se.

Abrc

http://coffeeparadois.blogspot.com/

Prometeu disse...

Os Spiritualized não ficaram em último?! Amazing Grace...

strange quark disse...

Spiritualized é uma receita que, em face do notável esforço de contenção cultural, não é comparticipada pelo serviço nacional de rádio, em detrimento dos genéricos cujo efeito é mais ou menos placebo. Acresce refrir que a sobredosagem acaba, normalmente, em funeral.

Unknown disse...

Quanto ao "Grace" fez parte da 1ª série tendo alcançado o 2º posto com 1358 pontos tendo sido só batido pelo "The Queen is Dead" dos The Smiths com 1600 pontos...
Pedro Henriques

Prometeu disse...

O Grace de que eu falava é mesmo aquele adjectivado de Amazing, album mais tardio (e mais fraco) dos Spiritualized.
Mas agradeço a informação.

Anónimo disse...

prometeu...tens que desculpar este pessoal que engoliu a cassete jeff buckley...e que grace a deus...só tá para ai virado...

Anónimo disse...

Carlos Santos:

Os 5 por mim escolhidos aparecem nos 6 primeiros lugares. Boa escolha..

Anónimo disse...

Blogger d..b:
Sou anónimo mas não costumo ligar para o 112 pois não gosto de baralhar o trabalho das 3 ambulâncias do inem que existem aqui em Lisboa. Costumo votar sempre, sei quais são os meus deveres. Recuso idêntificar-me com o típico ouvinte da Radar - pessoa entre os 25-38 anos depressivo e melancólico que pensa que é a escrever em blogs que vai conseguir mudar o mundo! Esta votação só serviu para a Radar perceber que cada vez têm menos ouvintes!

Anónimo da grande Lisboa

Anónimo disse...

Já tentei ouvir vários álbuns dos radiohead. Acreditem que tentei. Com o tempo, a melancolia presente em todas (vá, quase) as músicas torna-se numa agonia das fortes. Apoio a radar por tentar mostrar às massas um som mais alternativo. Mas atenção: essa alternativa sempre foi pouco alternativa mas percebesse o porquê. Menos alternativa por não variar muito no estilo de música (desde o início) e por ultimamente ser ainda mais comercial. Nos intervalos entre músicas estão muito bem. Músicas relacionadas com temas desses intervalos também estão muito bem. Força!

Anónimo disse...

Como é que o Anónimo da grande Lisboa sabe que que o ouvinte típico da Radar é pessoa depressiva e melancólica entre os seus 25 e 38 anos? É que eu sou isso tudo tudo e muito mais. Mas gostava de saber como é que o gajo adquiriu poderes para catalogar o pessoal que ouve a radar. É adivinho? É espião? É o Big Brother? É um paravalhão? Inclino-me para a última hipótese. E, já agora, recuso a IDENTIFICAR-ME com pessoas que transbordam felicidade e que ainda por cima não sabem escrever.

Anónimo suburbano de 33 anos, em estado melancólico, com graves perturbações maníaco-depressivas, procurado há alguns anos pelas autoridades devido à sua tendência para, volta não volta, sintonizar a rádio radar.

Anónimo disse...

pois...já enfiaste o barrete...e já agora escreves muito bem parabéns!

SpetzNatz disse...

AHAHAHAHA grande anónimo da grande lisboa, mais o outro que referiu a agonia das fortes !
Sim, a blogosfera não só dessa amplitude de idades, mas também da "geração linda martini", desejosa de estatuto, e necessitada de conhecimento. Perdeu-se a humildade, algo tremendo deve ter acontecido algures, porque o que eu verifico é que dificilmente se encontra alguém que consiga saborear "the fucking silence" (para citar um filme); ao invés, faz-se filosofia urbana gratuitamente, etc !

É que era mesmo tão previsível...

Se fosse um dos Can, ou Black Sabbath, ou assim, é que era de estranhar...

Anónimo disse...

o anónimo da 'grande lisboa' quase que parecia bem informado, não fosse o facto de a radar ter cada vez mais ouvintes. Eu incluída. Na minha agência só ouvimos a alternativa.
Anónimo! vai ouvir a O2...

Anónimo disse...

Eu tenho saudades da VOXX !! D':
(nao consegui fazer login, mas sou eu)

Anónimo disse...

A voxx também não passava música para alternativos depressivos e melancólicos?
Se calhar havia duas voxxes e eu não sabia.

Não estás a fazer confusão com a rádio cidade? Isso sim, é pura alegria.

Anónimo disse...

Menina da agência funerária, percebo muito bem que não queiras comentar o facto de só existirem 3 Ambulâncias do inem com obstetra permanente em lisboa mas isso de me mandar ouvir a O2... levei isso a mal...a sério...não é que não goste das curvas da Shakira.

Foi só um palpite, posso errar, eu sei mas só quis espicaçar o pessoal! Quanto á votação o Spetznatz disse tudo! (P.S. a versão deluxe é assombrosa...)

O anónimo da grande lisboa ( que tem problemas com os acentos! - desculpem lá os erros.)

Anónimo disse...

Grande rádio a voxx, era a alternativa à radar e faz falta.

Anónimo disse...

redux quis eu dizer!

Anónimo disse...

E volta o fantasma da Voxx, o D. Sebastião do Éter. Deixem lá, a seguir vai aparecer alguém ainda mais "alternativo" que vocês a dizer que a XFM é que era.

Não tirando o mérito (merecido) a esses bons exemplos de rádio, convém não esquecer que estas estão mortas e enterradas. Enterradas por incompetência (da gerência) e talvez por viverem obcecadas com o serem "alternativas", tão alternativas que se esqueceram que tinham que trabalhar para algum público...

De qualquer forma deixaram bons locutores e pessoas da rádio e muitos deles animam agora os nossos serões nas rádios não alternativas como a radar. ;)

Anónimo disse...

não percebo nada de economia ou democracia mas o facto de a Radar não ter concorrência só prejudica os ouvintes que consomem este tipo de música, quer se queira ou não é disso que se trata: consumo...mas é o país que temos: pequeno...a propósito, hoje um outro site ficou sem uma perna chamada futebol por causa de um canal papão de euros! eles andam aí!

Anónimo disse...

Cada vez mais a palavra alternativo soa-me a discriminação, será que não pode haver uma distinção mais simples de música boa ou má!?

Anónimo disse...

Como se define a música boa?

Anónimo disse...

Secalhar o mesmo podias dizer de música alternativa. Mas para mim música boa é quando se toca e/ou canta com alegria.

Anónimo disse...

é pa, Saul e Emanuel não...

Anónimo disse...

O que interessa o catálogo? O que interessa é o conteúdo!

Boas e más musicas só me lembra uma coisa: "só grandes músicas!".

A sugestão está criada. ;P

PS: Que fique claro, isto não foi uma tentativa de ouvir baleias, solos do Kenny G e palestras sobre "quão maravilhosa é a água" na Radar. Lagarto, Lagarto, Lagarto!

Anónimo disse...

Lol acho que não me fiz compreender. O meu sinónimo de alegria é o gozo que obtenho quando pego na minha guitarra e tento tocar músicas de radiohead, jeff buckley, divine comedy...etc.

Anónimo disse...

sim é um bom começo mas parece que o mais importante é tu gostares do que ouves, se é alternativa ou não isso é muito subjectivo penso eu, quanto à qualidade dessa mesma música dita alternativa é muito discutível, para mim a diferença entre música alternativa e a outra dita popular é muito pequena, digamos que são do mesmo campeonato!

Anónimo disse...

opa, eu gosto de radiohead e arcade fire (muito!), mas só digo e cito: "os álbuns que fizeram a história e o futuro do rock."

Anónimo disse...

É aqui que discordamos, para mim o verdadeiro auge da música é quando participamos nesta, o que tb acontece quando ouvimos.

Anónimo disse...

A minha mãe diz que gosta de Sigur Ros! Será alternativa? Devo ter vergonha dela e fugir de casa? Há cura para a doença?

Miguel disse...

depois do Hail to the Thief e o The Eraser é de louvar a paciência que a malta demonstra para com os radiohead.

SpetzNatz disse...

bom, eu tento fazer a analogia do vinho nessas coisas, acho que a resposta a essas questões andará algures por aí.

É preciso "educação" para alguém apreciar bom vinho, para o perceber, para o absorver verdadeiramente. Para distinguir os tipos, as castas, as subtilezas. E depois ha o branco, o tinto, o rosé, o regional...mais os favaios e os martinis, casal da eira e "vinho de mesa DIA%" vendido em pacote, e os demais. Todo um universo fascinante e multiplo, mas com maus produtos evidentemente. A subjectividade é inevitavel, assim como a pseudo-qualidade (como o Mateus rosé para os americanos, que bebem essa coisa desalmadamente).
Se tentarmos dar um vinho fino e sofisticado a um tipo que só sabe beber tintol martelado, ele não a reconhecerá. Nem essa seria uma pessoa legitima para falar de vinho seriamente.
Invariavelmente a educação e o conhecimento amplo são as chaves para a legitimidade.

Está semeado o caos :P ...

Anónimo disse...

Acho curioso que as pessoas determinem unilateralmente que aquilo de que gostam é que é bom ou tem qualidade...

Anónima suburbana, ex-pseudo-depressiva (com uma Euribor galopante, e sem pais ricos, quem não fica??), de 30 e picos anos, que sintoniza a Radar e anterior ouvinte acérrima da Voxx e da XFM!

Está mesmo semeado o caos! :))

Onde anda o Ganço?? ;)

SpetzNatz disse...

ahahaha, é mesmo ;)

Pa, eu com a cena da enologia estava a referir-me não a uniteralismo, mas à legitimidade que alguém possa ter para afirmar que determinado item tem qualidades ou não ! Isto vale para qualquer àrea de conhecimento (acho...)

extravaganza disse...

Uni quê? eheheh

Para que conste, o comentário da anónima ex-pseudo é meu! ^;)

querercoisasimpossiveis disse...

Eu gostava era de saber onde é foram parar os quinhentos e tal que supostamente votaram.

Anónimo disse...

Eu tou aqui pá. Os outros não sei.

Votante nº 328

Anónimo disse...

Bem mas acho que não podemos generalizar qualquer área de conhecimento porque considero, que só existem certezas absolutas às áreas de conhecimento científico-natural, aquelas que se regem pelas leis da física, matemática, etc.
Basicamente estou a dizer, que para quem possui o conhecimento abrangente para qualquer outra determinada àrea pode haver sempre discordâncias, ou seja, não há certezas absolutas.

Anónimo disse...

O que é "uniteralismo"?

Anónimo disse...

uniteralidade, perdão...

Anónimo disse...

...curioso...quando das votações aparecem 500...depois volta-se aos 50...
será o lobby do funeral?

lowfiptara disse...

é o album dos radiohead...

Anónimo disse...

O que é "uniteralidade"?

Anónimo disse...

Ah, assim está bem...uniteralidade...inutralidade...unitrilidade...uni quê?

SpetzNatz disse...

aahhh parem de me fazer maldades ! D:

intransigencia, pronto...

faço o que posso ! A análise matemática anda-me a queimar os fusiveis, tenham compreensão :'(

Anónimo disse...

... e os acentos também, pelos vistos.

Mas pronto, era uma brincadeira.

Em todo o caso, repara que intransigência também não é sinónimo de unilateralidade.

SpetzNatz disse...

estou praqui farto de tentar dizer "unilateralidade" espontaneamente, e enrolo-me sempre LOL, parece a cantiga dos 3 tristes tigres...gaahhh :S

eu sei que não é igual, mas serve...perdoai-me os puritanos da lingua também em relação aos acentos, mas é inerente ao acto de teclar na internet

Anónimo disse...

Por mim, estais predoado...preduado...perdado...pedrado...peduardo...isso.

SpetzNatz disse...

amigavelmente falando, claro hehe

Anónimo disse...

actualmente é raro lerem-se uns comentarios no blog que não sejam dominados pelo trio habitual (e não, não estou a falar das meninas da netcabo). viva a alternativa! (e com isto não quero dizer que não goste da rita, teresinha e da outra, mas sim que odeio monopólios). quanto aos resultados, parecem-me normais tendo em conta o publico alvo da rádio.
saudações

Anónimo disse...

lol eu com a minha análise matemática não te quis tirar razão porque até gostei da tua analogia, apenas digo que a música não é um conhecimento que se extende em toda a sua largura, porque pode haver sempre novos desenvolvimentos. Com isto quero dizer que um ouvinte da radar sabe o que é boa música apesar de poder haver diferentes gostos entre esse "bom" e ninguem pode dizer o que é realmente melhor.

Anónimo disse...

e falar das votações? não que se possa fazer alguma coisa quanto a isso...

radiohead ganhou como seria de esperar... para mim são os melhores...

já arcade fire, não percebo bem...
já dizia alguém que há vida para além dos arcade fire! esses rapazinhos têm um álbum muito bom e outro, que se ouve de vez em quando... são eles que "fazem a história e o futuro do rock"???
história pelo menos, fizeram muito pouco, o futuro, quando lá chegarmos saberemos...

e ando a pensar seriamente em ouvir tindersticks...

babsy! disse...

E que tal incluir na próxima votação o "Grace" do Jeff Buckley?

Anónimo disse...

E que tal um bocadinho de mais atenção?