Páginas

30/10/09

UMA CANÇÃO PARA A DÉCADA ZERO














Pedro Moreira Dias
Arcade Fire - "No Cars Go"
(Arcade Fire EP, 2003 / Neon Bible, 2007)

Este tema surgiu no EP homónimo de Arcade Fire que também ficou conhecido como Us Kids Know. E se esta primeira versão já era bestial, melhor ficou quando foi um pouco acelerada para o segundo disco Neon Bible e acabou por ser o terceiro single desse mesmo registo. Para além dos Arcade Fire, especialmente com o primeiro álbum Funeral terem marcado o panorama musical da década 00, inspiraram outros, e e de alguma forma voltaram a obrigar aos meros humanos a ouvir com atenção e com detalhe a música que era produzida, já para não falar da presença imponente daquele orgão de igreja com 10 tubos, é épico!
Lembro-me de ter ouvido este tema na sua primeira versão na Radar, na altura ainda nem sequer sonhava que viria trabalhar nela, e pensei... isto é tão bom, tem tantas pequenas coisas para assimilar e que tenho que ouvir isto em casa 20 vezes, situação que aconteceu poucos minutos depois porque estava a caminho de casa no comboio a ouvir a rádio. É quase um manifesto, é uma energia que nos faz rolar mesmo que não tenhamos rodas (agora quase parecia o Optimus Prime a falar), dá uma vontade quase incontrolável de fazer girar o Mundo, e acho que nos dá forças para tempos menos felizes. E foi realmente isso que senti ao ouvi-la ao vivo no Super Bock Super Rock, estava a trabalhar e corri aos berros para cantar aquele tema para fazer parte daquela comunhão que se vivia naquele preciso momento. É raro mas uma música que nos diz tanto é para mim também uma das músicas que marca a década.

11 comentários:

João Miguel disse...

"Uma Canção para a década Zero"

Não sei se os ouvintes da radar terão a oportunidade de escolher a sua canção da década zero [e porque não a banda/musico da década...] mas eu escolheria precisamente o "No Cars Go" [Arcade Fire] que o Pedro Moreira Dias descreveu muito bem.

jaquinzinho disse...

Ate agora foram todas excelentes escolhas,espero que aqui a malta nao sirva só para ganhar borlas para o cinema e livros do sr Pedro Paixao(com mt respeitinho ao sr)!!lol
Queremos votar,queremos escolher,deem voz ao povo faxabori!!

joão disse...

aposto que aquela malta foi toda de carro para casa, e a julgar pelas bandeiras pirata alguns terão mesmo ido de barco. :D

Unknown disse...

Eu não escuto Radio... So escuto a Radar....

Unknown disse...

Mil vezes de acordo. Linda, linda, linda.E mágica, tb. Ouvi-la no SBSR há 2 anos foi mitico, único, especial. Por mais vezes que a oiça, será sempre uma paixão! Óptima escolha, Pedro!

Filipa disse...

Concordo com a escolha. É uma das minhas musicas preferidas dos Arcade Fire, uma das bandas que considero essenciais desta década.

loudspeaker disse...

Muito bem escolhido. Sem margem de dúvidas uma canção e uma banda que marcou uma década.

clara disse...

esta música é perfeita.

cláudia lomba disse...

between the click of the light and the start of the dream.

esta música é tudo a acontecer.

Pat Pending disse...

Faço parte daqueles privilegiados que tiveram a graça de ouvir No Cars Go ao vivo duas vezes em Portugal: Paredes de Coura 2005 e SBSR.

Concordo, será uma das minhas 20 músicas de sempre.

Anónimo disse...

grande canção...