Páginas

13/11/09

UMA CANÇÃO PARA A DÉCADA ZERO















Nuno Galopim
Panda Bear - "Comfy In Nautica"
(Person Pitch, 2007)

Escolher uma canção só numa década tão nutritiva quanto o foi esta (bom, ainda falta mês e meio para acabar) não é fácil. Banda da década? Aí é mais simples… São os Animal Collective, sem dúvida, pela forma como nos mostraram um processo de evolução de uma linguagem que progressivamente se foi interessando cada vez mais pelo formato da canção, com absolutas obras-primas nos álbuns Feels e Merryweather Post Pavillion… Mas na hora de escolher uma canção, o “the winner is” é mesmo Panda Bear. E a canção, "Comfy In Nautica", originalmente lançada num single em 2005 e que há dois anos abriu o alinhamento do seu álbum a solo Person Pitch. É, das canções dos zeros zeros, a que mais nos mostra como é possível, num mesmo momento, conciliar “o que foi” com “o que vai ser”. É o resultado da demanda que foi protagonizando nos Animal Collective. E, ao mesmo tempo, um laboratório que permitiu a invenção dos passos seguintes da banda. Aqui conflui a tradição da canção pop, luminosa e optimista (com ecos dos sessentas) e também a projecção de uma lógica de repetição que nasce da assimilação de ideias escutadas nos minimalistas. Ao mesmo tempo anuncia caminhos novos que, uma vez mais, fazem da canção a célula estrutural fundamental da música popular.

2 comentários:

lgm disse...

...querida radar podes me dizer o nome da banda e da música que passou hoje sábado às 8.35 antes da música do David Fonseca. Obrigado.

José Carrilho (Go Detail) disse...

Olá,

Não me convenceu, no entanto nota-se uma qualidade "de fundo" que poderá dar lugar a um estilo que seja mais do meu agrado.
Obviamente que a minha opinião é baseada no meu gosto pessoal.

Cumprimentos,

José