Páginas

05/11/09

UMA CANÇÃO PARA A DÉCADA ZERO














Catarina Pereira
The National - "Fake Empire"
(Boxer, 2007)

De Amy Winehouse a Vampire Weekend... dos Arcade Fire aos The Walkmen... a escolha não foi fácil... mas como apenas uma poderia ser a minha eleita, respirei fundo e deixei que os National tomassem o seu devido lugar. Ainda hoje tenho pena de não os ter visto na Aula Magna... enfim ... para mim "a escolhida" tem um pouco de tudo: uma voz quente, melacolia q.b., uma letra inspirada que nos fala da dormência com que por vezes vivemos o dia-a-dia e um instrumental em crescendo que me deixa (quase) sem fôlego... e quando assim é, as dúvidas desaparecem quase como que por magia!!!!
À semelhança dos Arcade Fire, por exemplo, a banda de Brooklyn começou por agradar a um nicho de mercado, falange que aos poucos se tornou numa multidão cada vez mais fiel.
Para mim, é um dos nomes que arrisca a perfeição, e que poderá vir a ser considerado um dos maiores desta década, uma referência para gerações futuras (porque não?).
Com tudo isto ainda não fiz menção à canção... "Fake Empire", para ouvir - sempre - muitas e muitas vezes!!!

4 comentários:

asperezas disse...

inevitável

Unknown disse...

sem sombra de dúvida!

jaquinzinho disse...

mt bem,mt bem,cada vez melhor!!

Anónimo disse...

Muito muito bom.