Páginas

07/11/09

UMA CANÇÃO PARA A DÉCADA ZERO















Joana Bernardo
Arcade Fire - "Neighborhood #3 (Power Out)"
(Funeral, 2004)

Os anos zero: o Reset, a Batalha, o Funeral e o Novíssimo Testamento.
A minha música da década tinha de ser dos Arcade Fire...
Uma banda sonora épica que marca o compasso para uma marcha em direcção a uma missão que desconhecemos. Cânticos para entoar enquanto enfrentamos as décadas vindouras.
Às 13 horas e 16 minutos (hora continental) do dia 28 de Outubro de 2009 escolho: "Neighborhood #3 (Power Out)". Daqui a uns minutos será outra, mas enquanto ouço Funeral esta é a que me está a dar garra para escrever. O meu pé direito quase se desmonta a tentar acompanhar o ritmo crescente da música que oscila entre o delírio da batida e o sofrimento da voz de Win Butler.
Is it a dream? Is it a lie?
I think I'll let you decide.
Há uns anos atrás pus-me num comboio que atravessava o Norte de Itália rumo a Ferrara, uma aldeola perdida com um castelo que parece de papelão onde os Arcade Fire iam dar um concerto. Apercebi-me da verdadeira dimensão dos "sete magníficos" — em mim e nos outros — quando abandonaram o palco e centenas de vozes uniram-se num cânone improvável a pedir um encore. Nada de palmas nem assobios, o momento era solene. De almas abertas cantávamos a parte final de "No Cars Go"... "ôoooo ôoo, ôoo ôoo"... e eles lá voltaram ao palco, rendidos: MTV, what have you done to me?
Venham mais dez!
Épicos.

4 comentários:

asperezas disse...

gostei deste post

Casca disse...

Os Arcade Fire com o seu Funeral, são a banda e o Álbum da década!

Um abraço e boa escolha!

marie disse...

um álbum de referência

Luís Santos disse...

Tenho que concordar com esta banda. Esta década foi a que me fez, também, abanar o pé ou a cabeça num nervosismo e garra tal que só percebi quando me apercebi. Tal como tu não consigo escolher A música deles. Num momento é uma e noutro é outra.