Páginas

19/09/10

ÁLBUM DE FAMÍLIA

Com Tiago Castro
R.E.M. Automatic For The People (1992)
Quarta 14.00 / Domingo 12.00

11 comentários:

Unknown disse...

Até que enfim!... A sério, eu já ando a perguntar por este disco desde a segunda temporada do ADF. Imagino que os R.E.M. até já tinham sido representados com outros discos, mas este... negro, intenso, belo,...: quanto a mim, é de longe o melhor trabalho deles.
E afirmo isto olhando-o como a obra, singular, em si própria; mas também como o ponto máximo da mais interessante sequência na carreira deles, formada por este disco, 'MONSTER' de 1994 e 'NEW ADVENTURES IN HI-FI' de 96; e finalmente como o 'disco-prova' que os R.E.M. são uma banda inteligente, que conseguiu contornar as pressões comerciais/mainstream que, com o sucesso algo inesperado de OUT OF TIME (91), enformariam o álbum seguinte de qualquer outra banda.
Enfim, mais vale é eu deixar-me de tretas e pôr os óculos escuros, acender um cigarro e 'navegar' ao som de DRIVE....

iur disse...

A discografia dos R.E.M. dava para muitos álbuns de família e foi por isso que "estranhei" que até agora só tivessem passado o Murmur. Automatic for the people será sempre um dos grandes álbuns da história da música.

JCPinto disse...

Optima escolha! Muito bom mesmo! ;)

Anónimo disse...

como é que este ainda n tinha sido?!?! COmo....?!?! Confesso que pensava que tinha sido logo na primeira edição.

Hasta

Anónimo disse...

forte candidato a vencer a votação final. digo eu... grande, grande álbum!

clara disse...

grande escolha!

Pintovski disse...

Grande grande album!! Realmente também não percebo como não foi AdF antes. Um dos meus albuns de todos os tempos. Uma banda madura, com um novo som mais "limpo" e rico em detalhes (mérito aos produtores), mas sobretudo repleto de grandes músicas. "Nightswimming", para mim, é algo de arrepiante. Sempre que a ouço consigo visualizar o cenário descrito como um filme antigo. Se isto não é uma grande música em qualquer parte do Mundo... Excepto para os "intelectuais" que têm horror de tudo o que seja vagamente comercial...

Pintovski disse...

Eh pessoal da Radar e mentores espirituais!! Quem é que me pode dizer se o "Steve McQueen" dos Prefab Sprout já foi AdF?? Ainda ontem passou numa outra rubrica e este é para mim O albúm de família... definitivo!!! Acompanha-me aos anos, praticamente desde que saiu, e é o meu companheiro dos momentos de melancolia. Gostava que tivesse direito a essa distinção :-) Ainda que o Paddy nunca viesse a saber de tal feito LOL

radar disse...

Pintovski, "Steve McQueen foi Álbum De Família" na 3ª série. Para confirmar todos os discos que já foram Álbum De Família, basta ir até à secção do programa em www.radarlisboa.fm.
Abraço!
:)

Anónimo disse...

este é sem dúvida um dos álbuns de uam vida, tal como o ok computer dos radiohead ou o ágaetis byrjun dos sigur rós

Luis

Irmão Karamazov disse...

Um álbum pode ser o vestígio de uma família, se ela ouvir em profundidade, mas também uma família pode ser o vestígio de um álbum, se ele dimensionar a audição.