
ÁLBUM DE FAMÍLIA. G.N.R. - "Psicopátria" (1986).
Há duas décadas atrás a banda preferida da "juventude esclarecida" nacional transformava-se num fenómeno popular. Depois da avalanche de bandas no início dos anos 80, que deu origem a uma natural recessão, o público português reconciliava-se com a pop e a inimitável postura lírica de Rui Reininho atingia a marca de disco de prata nas tabelas de vendas, abrindo muitas mentalidades ao longo de todo o processo. Efectivamente. Com Tiago Castro. Quarta 14.00 / Domingo 12.00
1. "Pós Modernos"
2. "Bellevue"
3. "O Paciente"
4. "Dá Fundo"
5. "Cerimónias"
6. "Coimbra B"
7. "Efectivamente"
8. "Ao Soldado Desconfiado"
9. "Nova Gente"
10. "Choque Frontal"
11. "To Miss"
5 comentários:
"Sabem que me escondo na Bellevue
Ninguém comparece ao meu rendez-vous"
...Quando os GNR estavam a mudar a música em Portugal.
os gnr estão associados ao meu imaginário juvenil pelas melhores e piores razões; porém este disco retive-o na memória: foi daqueles trabalhos que à data me irritou por misturar o melhor (bellevue) e o pior (choque frontal) que os gnr eram (ou foram) capazes; infelizmente não augurou nada de bom, daí em diante o caminho foi sempre para baixo; salva-se esse letrista fabuloso chamado rui r, com presença em palco assaz interessante...
À terceira ronda da segunda volta voltamos aos portugueses. Pessoalmente não começaría por aqui, mas enfim... Os GNR foram indubitavelmente um marco no panorama nacional, e este Psicopátria do melhorzinho que fizeram. Concordo que Rui Reininho é de facto um dos melhores letristas da cena rock/pop nacional, mas os dois elementos que estaríam à altura do que os GNR poderíam ter sido mas não foram, cedo abandonaram o grupo: refiro-me a Vítor Rua e Alexandre Soares.
Mário Gonçalves
Ainda que prefira o Independança e o Defeitos Especiais, este album foi marcante, acima de tudo para os próprios GNR... acabou por ser a ponte (talvez a capa não seja inocente) entre o bom que tinham feito e tudo de lamentável que se seguiu.
Fico extremamente sensibilizado que a Radar tenha seguido a minha sugestão do Álbum de Família. Parece mentira. Obrigado!
Enviar um comentário