DISCOS VOADORES. A propósito da reedição do clássico "Hoje Há Conquilhas, Amanhã Não Sabemos" da Banda Do Casaco, Nuno Galopim mergulha no Portugal de 70, deixando os extraterrestres embasbacados...
Sábado 18.00 / Domingo 22.00
Rufus Wainwright “Katonah”
Albert Hammond Jr “Cartoon Music For Superheroes”
M Ward “Poison Cup”
Beirut “Postcards From Italy”
Scissor Sisters “I Can’t Decide”
The Shins “Phantom Limbo”
Banda do Casaco “Natação Obrigatória”
Balla “Saltei de Mim”
Small Sins “Threw Them All Away”
The Sounds “Tony The Beat”
Metric “Handshakes”
Klaxons “Magick”
To My Boy “The Grid”
Beck “Elevator Music”
Stereoboy “Primeiro”
Os Poetas + Mário Cesariny “O Navio de Espelhos”
Tom Verlaine “Lovebird Asylum Seeker”
TV On The Radio “Dirty Whirl”
Banda do Casaco “D’Alma Aviada”
Banda do Casaco “É Triste Não Saber Ler”
Banda do Casaco “País: Portugal”
Quarteto 1111 “Domingo em Bidonville”
José Afonso “Por Trás Daquela Janela”
Sérgio Godinho “Romance de Um Dia na Estrada”
José Mário Branco “Cantiga Para Pedir Dois Tostões”
Jorge Palma “The Nine Billion Names Of God”
Pop Five Music Incorporated “Page One”
Tantra “Aventuras de um Dragão num Aquário”
Corpo Diplomático “Férias”
She Wants Revenge “I Don’t Want To Fall In Love”
Every Move A Picture “On The Edge Of Something Beautiful”
19 comentários:
Vou saber apreciar. Já agora, talvez o Sr. Nuno Galopim ou alguém informado me possa dizer se a música "sonho azul" é da Banda do Casaco ou se é da Né Ladeiras...? Agradecia.
Até que enfim! Afinal sempre conseguiram fazer a reedição de um dos discos mais fundamentais da música portuguesa? Julgava a tarefa perdida para sempre... Se assim é que venham os outros!
Em resposta a Abssinto: a música que refere é da Né Ladeiras, mas ignoro se alguém ligado ao grupo (que na altura estava já extinto, acho eu) tenha participado na sua composição.
Mário Gonçalves
A Né Ladeiras esteve ligada à Banda do Casaco entre os álbuns 'No Jardim da Celeste' (1980)e 'Também Eu' (1982). O 'Sonho Azul' foi o single de apresentação do álbum, com o mesmo título, que gravou e editou em 1983, com arranjos e produção de Pedro Ayres Magalhães. A canção, 'Sonho Azul' é da autoria do próprio Pedro Ayres Magalhães e conta com um conjunro espantoso de músicos de jazz na sua interpretação (entre os quais Mário Laginha).
Já agora:
Discografia a solo de Né Ladeiras
1982 - 'Alhur' (EP)
1983 - 'Sonho Azul' (single)
1983 - 'Sonho Azul' (álbum)
1988 - 'Corsária' (álbum)
1994 - 'Traz Os Montes' (álbum)
1997 - 'Todo Este Céu' (álbum)
2001 - 'Da Minha Voz' (álbum)
obrigado aos dois.
Nuno,
para agradecer os esclarecimentos e perguntar de que forma conseguiram "devolver" ao nosso património musical esta obra de eleição, cujo Master se havia perdido... li aqui a notícia pela primeira vez.
De resto, gostaría de te enviar um abraço. Talvez o meu nome não te diga nada, ou seja apenas uma vaga memória, uma vez que já não nos cruzamos desde 1989. As minhas coordenadas continuam a ser as da que foi, e ainda é, a "casa" do teu pai.
Mário
O disco foi reeditado pela CNM, recuparado mesmo sem o master. E o som está bastante aceitável.
Quanto ao Mário.
1989...
Ui, já lá vai um tempo...
Lembro-me do meu irmão ter um colega Mário, que desenhava espantosamente bem. Lembro-me de mais um amigo Mário desses dias da faculdade... Por aí?
Exacto! O dos dias da faculdade. Por aqui, não de imediato porque ainda andei a cirandar por vários sítos até meados de 1992, ano em que ingressei no departamento e onde ainda apanhei o teu irmão a terminar o curso. Estamos em fase de comemoração dos 25 anos: não queres aparecer por cá?
Quanto ao disco: é daquelas peças que desejaría ter o vinilo, mas na falta de melhor... Tens conhecimento se planeiam iniciativa semelhante com "Os Contos da Barbearia"?
Um abraço
Mário
Poderemos resuscitar o Henrique Mendes e o Ponto de Encontro? É a (bonita) magia da blogosfera!
jnbatista
Viva o Ponto de Encontro...
Isto é optimo, boa Nuno Galopim !!! Onde é que se pode encontrar o CD à venda ? A boa musica que se fez em Portugal nos anos 70 merecia um programa e até "Albuns de Familia". Só uns exemplos:
- Quarteto 1111 - (same - 1º LP) -> Da ultima vez que fui à Fnac de Cascais havias 2 copias em CD disponiveis.
- Quarteto 1111 - "... Cantamos Pessoas Vivas" (este disco é espectacular e como não foi ainda editado em CD é vendido a preços escandalosos por "pançudos" que gostam mais de dinheiro do que de musica).
- Banda do Casaco - "Dos benificios de um vendido no Reino dos Bonifácios"
- Filarmonica Fraude - "Epopeia"
- Jorge Palma - "Uma Viagem na Palma da Mão"
- Petrus Castrus - "Ascenção e Queda"
- Petrus Castrus - "Mestre"
- José Cid - (same - 1º LP)
- José Cid - "10000 anos depois entre Venus e Marte"
Dêm mais sugestões !!! Era fixe que a Radar conseguisse passar algumas destas coias.
Caro Mário, sem querer fazer qualquer tipo de publicidade, há tempos vi o "Coisas do Arco da Velha" e " ... beneficios de um vendido ..." em CD à venda na Fnac do Colombo e na de Cascais. O 1º do Quarteto 1111, tal como referi anteriormente, estavam 2 na Fnac de Cascais. Outros sitios onde se pode encontrar alguma coisa:
- http://www.cdgo.com/
- http://www.ncdm.pt/
Ainda voltando à Banda do Casaco, o "Contos da Barbearia" acho que nunca teve edição em CD.
Já agora:
Discografia a solo de Né Ladeiras
1982 - 'Alhur' (EP)
1983 - 'Sonho Azul' (single)
1983 - 'Sonho Azul' (álbum)
1988 - 'Corsária' (álbum)
1994 - 'Traz Os Montes' (álbum)
1997 - 'Todo Este Céu' (álbum)
2001 - 'Da Minha Voz' (álbum)
...Todos disponíveis, Nuno?
abraço
Obrigado Rykar-duh,
De facto, segundo o que sei, a master d'"Os Contos da Barbearia" sofreu do mesmo destino da desta reedição, pelo que só se fizerem algo de semelhante é que verá a luz do dia na forma de CD. Somente o primeiro disco da Banda "dos benefícios de um vendido..." não consta da minha discografia (para além das já citadas pérolas).
Agradeço também os endereços que envia. Agora, a questão que levanta sobre a discografia do pop/rock dos 70 em Portugal ser conseguida a custo e com custos proibitivos é resultado, no meu modesto entender, de não haver uma estratégia de edição de música em Portugal. Muitos destes discos são documentos importantes, e pese embora tenham qualidade distinta, servem não só para enquadrar o que se fazia como o que se vivia na época (alguns estão claramente marcados pelos tempos).
Pessoalmente acho que a Banda do Casaco representa o grande expoente de modernidade da música feita em Portugal, e a transição do que se fazia antes e o que se fez depois. Neste grupo há muita matéria a descobrir e a aproveitar que, estou seguro, muito boa banda que por aí anda desconhece por completo (e não devia!).
Mário Gonçalves
Na verdade, é hoje praticamente impossível encontrar um disco (a solo) de Né Ladeiras nas lojas de discos.
Aqui fica, título a título:
1982 - 'Alhur' (EP) só em vinil
1983 - 'Sonho Azul' (single)vinil, naturally
1983 - 'Sonho Azul' (álbum) Reeditado em CD em 1998 pela VC. Mas há muito que se não vê nas lojas.
1988 - 'Corsária' (álbum) Há CD, Transmédia. Mas há muito que o não vejo. Anos... Um Ponto de Encontro aqui, sff!
1994 - 'Traz Os Montes' (álbum) Só CD. Desapacedio faz anos
1997 - 'Todo Este Céu' (álbum)Idem idem
2001 - 'Da Minha Voz' (álbum)Este por vezes ainda se vê nas lojas. Mas como cada vez há menos lojas, adopta-se a regra dos anteriores...
para mim é só a melhor radio A RADAR, estou neste momento a ouvir
a radar 20 anos, é pá é de encher as medidas.
Há comentários que podem transportar uma ambiguidade tão profunda, quanto a ausência de um rosto, mas em virtude da forma, oportunidade e localização do mesmo, tomo a liberdade de o interpretar à minha maneira.
"If I have seen further it is by standing on ye shoulders of Giants.", afirmação de Isaac Newton que é a adaptação de uma afirmação em Metalogicon (1159) de John of Salisbury. Sem querer fazer juizos sobre a programação e as escolhas efectuadas, esta premissa (que é simultaneamente um sinónimo de humildade) aplica-se a toda a cultura humana, e se assim não fosse, não teríamos passado da era das cavernas, onde alguns, talvez obstinada ou incosncientemente, ainda se encontram.
Mário Gonçalves
O "hoje ha conquilhas" e bastante dificil de obter em vinil hoje em dia mas eu trocaria a copia que tenho aqui em excelente estado por outra raridade que me interessasse mais, nem q fossem 2 ou 3 singles de rock portugues que necessite.
O Alhur da Né Ladeiras é um disco que por vezes se vê à venda, eu inclusive ja o tive varias vezes.
Caí aqui de paraquedas, andava em pesquisas referentemente aos POP 5...de qq maneira se quiserem contactar relativamente a algum assunto relacionado com Rock Portugues antigo estao a vontade: neonrecords@hotmail.com
Em janeiro no Blitz sai um especial sobre as raizes do "hard" rock em Portugal indo desde o seu inicio progressivo em 1970 até 1990. Cumprimentos, FJ
Na Discografia de Né ladeiras falta o disco ao vivo com Anamar e Pilar. Há uma página não oficial com informações mais completas sobre a cantora. o "Sonho Azul" costuma ser fácilmente encontrado assim como os discos editados pela Sony já o mesmo não acontece com o Corsária uma vez que a Transmédia foi à falência e o Nuno Rodrigues ainda não o reeditou na CNM.
Enviar um comentário