Páginas

21/11/06

















ÁLBUM DE FAMÍLIA. Nick Cave & The Bad Seeds - "Murder Ballads" (1996).
Foi há dez anos. Depois de um longo caminho a espalhar o terror e o caos por onde quer que passasse, tanto com os Birthday Party como com as várias encarnações (sempre de luxo) dos seus Bad Seeds, Nick Cave já havia atingido vários picos de criatividade em "From Her To Eternity", "Tender Prey" ou "Let Love In", mas nunca o quadro de uma mortalidade violenta, sua temática de eleição, havia sido tão bem cozinhado como nas dez baladas deste trabalho. Com as cores adicionais de vozes convidadas como as de Kylie Minogue, Polly Jean Harvey ou Shane MacGowan e afundando os seus originais nas heranças da folk tradicional de autores anónimos e perdidos, Cave conseguia o seu mais visceral álbum conceitual, esbarrando ao mesmo tempo num mundo pop que nunca seria o seu, embora trocassem longos e sedutores olhares. Quando chegamos à última canção, não sua mas do mestre Dylan, e depois de infindáveis retratos de assassinos e assassinados, o coro canta doce que a morte não é o fim. Será?
Com Tiago Castro. Quarta 14.00 / Domingo 12.00

1. "Song Of Joy"
2. "Stagger Lee"
3. "Henry Lee"
4. "Lovely Creature"
5. "Where The Wild Roses Grow"
6. "The Curse Of Millhaven"
7. "The Kindness Of Strangers"
8. "Crow Jane"
9. "O'Malley's Bar"
10. "Death Is Not The End"

12 comentários:

Unknown disse...

excelente escolha.. um grande album.. um daqueles que se ouve quando nao se tem mais nada para ouvir, ou nao apetece ouvir...

Anónimo disse...

:D fiquei radiante ontém ao saber que este seria o album d familia desta semana. talvez o meu preferido do nick cave...a seguir ao vol.III dos b-sides and rarities...

RS disse...

Grande disco, grande escolha para o "Álbum de Família"! Não será o melhor de Cave (é uma opinião), mas é uma das mais arrojadas e conseguidas aventuras do moço - os duetos com Kylie e PJ Harvey são uma das maiores provas do humor negro de Cave.

Anónimo disse...

Muito bom mesmo... grande álbum de família!

Quando é que aparece por cá um especial de Sonic Youth?
E quando é que eu vejo Pavement nos álbuns de família?
E quando é que me calha a mim a hora do bolo?

Tiago Pereira

Anónimo disse...

O problema de Nick Cave é escolher o álbum... é um dos raros exemplos em que nos vem aparecendo com várias facetas, embora com um certo denominador comum. Pessoalmente, uma vez que o descobri nos filmes do Wim Wenders, e em particular em “As Asas do Desejo”, confesso uma certa preferência pelos primeiros discos, e “The Carny” representa para mim uma das suas composições maiores (do álbum “Your Funeral, My Trial”). Este “Murder Ballads” é um disco essencial, e que o post original Radar sintetiza muito bem. De assinalar uma capa que sugere ao mesmo tempo um postal natalício mas também uma ambiência assutadora, bem característica das baladas que o disco contém: belas, mas mortíferas!

Mário Gonçalves

Prometeu disse...

Grande album, sem dúvida... embora pessoalmente me incline mais para o Henry's Dream, mas é uma opinião e nada mais...

Anónimo disse...

Oiço em repeat no meu leitor....grande album.
Bela passagem ontem às 19h49, de Cat Power para "Where The Wild Roses Grow" e "Henry Lee".

Carlota

Anónimo disse...

"um longo caminho a espalhar o terror e o caos"?
ai caramba, old nick

Anónimo disse...

Boa escolha; mas nunca o Nick foi tão pouco Cave.

Anónimo disse...

podem gravar para eu ouvir depois?
não há em PODCAST?

Carlos Vilafanha disse...

Um dos melhores disco de Nick Cave.
.
http://toxicidades.blogspot.com

Anónimo disse...

obrigada pelo Murder Ballads!

Estava morta para o ouvir.

:o)

Fatina