Páginas
04/11/09
UMA CANÇÃO PARA A DÉCADA ZERO
Ricardo Mariano
Bon Iver - "Re: Stacks"
(For Emma, Forever Ago, 2007)
Quando os primeiros acordes de For Emma, Forever Ago soaram nos meus ouvidos – em 2007 aquando da edição de autor -, senti que aquela não era mais uma experiência de quem ama a música; a descoberta do registo parecia-me uma dádiva que, com muito vigor e desde a prima nota, me incitava à partilha urgente de quem faz e preza a rádio. Mas antes da canção, continuemos com o disco. Em 2008 a Jagjaguwar, editora reputada, dona - entre outros - dos Odawas, da cândida Julie Doiron e dos conterrâneos Sunset Rubdown, pegou neste conjunto magnífico de composições para reeditar com capa nova o debut de Bon Iver (propositadamente mal escrito a pedir uma pronúncia em francês para dizer: Bom Inverno). Justin Vernon, um cantor e compositor disfarçado de incompetente por detrás dos DeYarmond Edison, resolveu iluminar o luto da extinção da banda e de um amor perdido, abrigando-se na cabana do seu pai – lá, no recôndito noroeste do estado do Wisconsin. A ideia era voar do resto do mundo, mesmo que engaiolado. Porém, a paixão maior - com o talento - cresceu pele e alma acima para, com a vista branca inspiradora, expurgar do corpo doído um álbum arrebatador. As canções foram gravadas sôfregas no jeito e, como não, por poupados recursos tecnológicos. Todos os temas são de uma honestidade que marca, também tristes e às vezes aligeirados de escuridão.
E, finalmente, mora, para mim, em For Emma, Forever Ago, a canção desta década. Chama-se "Re: Stacks" e carrega em si o coração todo da estética de Vernon (aka Bon Iver), a forma de cantar no falsete característico e aquela melancolia que muitos da nova folk arriscam mas não convencem. É bela e rara e pode circular forte e infalível nos sentidos de quem a experimentar. Por lá diz-se “(…) This is not the sound of a new man or crispy realization / It's the sound of the unlocking and the lift away / Your love will be / Safe with me” e isto é tanto e muito deste magnífico e incontornável debut.
"Re: Stacks" é a minha canção destes anos 10 que ainda não acabaram!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Acordo todos os dias com estes acordes.
Nada melhor que acordar de manhã com a "Re: Stacks".
Grande álbum este.
Boa escolha.
Gosto muito da canção, do álbum e da capa do álbum. Na minha opinião, o "For Emma, Forever Ago" tem a melhor capa da década (até ao momento).
"O universo sonoro: onomatopeia do indizível, enigma desfraldado, infinito descoberto e inapreensível... Sempre que nos expomos a essa sedução, apenas concebemos o desígnio de nos fazermos embalsamar num suspiro."
E. M. Cioran
Aplauso número dois.
Imaginem vcs: Acordando bem cedo, numa manha de outono em um acampamento. Você em contato com a natureza ouvindo no fone de ouvido "Re: Stacks" os raios de sol chegando e clareando as águas da cachoeira, vc ali vendo os pássaros, o vento balançando as arvores, aquele friozinho gostoso...
Fiz isso algumas vezes nesse ano quero repetir nos próximos...
Um grande abraço do ouvinte Brazuca...
Enviar um comentário